Responsáveis pelo Sul Minas assumem gestão do União de Futebol Araxá
Inativo por alguns anos, UFA voltará ao cenário do futebol e participará da Copa Regional
Sub-20, como forma de preparação para a temporada 2019, com foco no profissional.
Fotos: Divulgação União de Futebol Araxá e Arquivo Na Batida do Esporte
O União de Futebol Araxá estará de volta ao cenário profissional a partir de 2019. O Lobo Guará terá uma nova gestão assumida pelos responsáveis do Sul Minas, na pessoa de Ricardo Silva, que será o presidente. De acordo com ele, o projeto terá inicialmente investimentos nas categorias Sub-17, Sub-20 e no time profissional. O trabalho nos bastidores já foi iniciado em busca de parceiros que acolhem o retorno do União de Futebol Araxá aos gramados, mas Ricardo adiantou à reportagem da Equipe Na Batida do Esporte que um investidor forte (que o nome não foi revelado) vai auxiliar financeiramente a equipe, juntamente com parcerias com foco na expansão da marca do UFA a níveis nacional e internacional.
Como preparação para a temporada 2019 focando no futebol profissional, o UFA já vai disputar a Copa Regional Sub-20, promovida pela Liga Uberlandense de Futebol (LUF) nesse 2° semestre, para selecionar atletas que possam integrar o elenco a partir do ano que vem. Ricardo revela que, em 2019, são metas do UFA está na disputa do Campeonato Mineiro Sub-20 e do Campeonato Mineiro da Segunda Divisão.
Ricardo acrescenta que, no caso do UFA, o clube teria que pagar R$ 15 mil à Confederação Brasileira de Futebol (CBF), somado a R$ 50 mil, para reativar uma equipe filiada na Federação Mineira de Futebol (FMF) sendo que esse investimento, na visão dele, seria desnecessário, já que esses valores são pagos anualmente. “Pagaríamos essas taxas nesse ano e depois, em 2019, novamente para a Federação Mineira de Futebol. Seria um gasto desnecessário. O UFA está sem dívidas na federação e creio que a volta do clube vai ser muito boa para cidade”.
O presidente do UFA relata também que o clube pretende investir em ações de cidadania como UFA + Você e projetos de cunho social. No plano de ação do clube está previsto o investimento em núcleos para revelar jogadores à equipe de Araxá. Segundo Ricardo, o UFA já tem núcleos na DP Esportes (São Paulo) e na Escola de Futebol de Roma (Ribeirão Preto) e vai implantar mais dois em Campos Altos e Frutal.
Breve Histórico do UFA
O União de Futebol Araxá (UFA) foi um novo clube fundado em 9 de abril de 2001 e extinto no ano de 2005, com a reativação do Araxá Esporte e, conquistou o vice-campeonato mineiro da Segunda Divisão, a terceira divisão do Estado, em 2002.
Sul Minas, vice-campeão da Copa Norte de 2018
Sul Minas
Ricardo ainda esclarece que o Sul Minas (criado em 2017), nas categorias de base, se tornou União de Futebol Araxá (UFA) e, desde o início de 2018, o trabalho de preparação para a Copa Regional Sub-20 foi começado com um projeto que contempla uma comissão técnica composta por treinador, auxiliar técnico e massagista para auxiliar o elenco que é 99% de fora de Araxá. No último amistoso realizado no Estádio Oacisto Teixeira, o time que levava o nome de Sul Minas fez 5 a 0 no Carmelitano. O nome Sul Minas ficará apenas no time do futebol amador, que foi vice-campeão da Copa Norte, participou do 1° Desafio G8 de Clubes Amadores e já confirmou participação no Campeonato Amador da 2ª Divisão dessa temporada.